Fale Conosco

Episódio IV - Construindo um BIM Mandate

Episódio IV - Construindo um BIM Mandate

Imagem de BIM

Entenda o contexto

O BIM é algo discutido no Brasil desde 2015. E já é lei desde 2018, e obrigatório (entenda mais neste artigo), desde 1º de janeiro de 2021.

Mesmo assim muitas empresas ainda não têm diretrizes claras sobre seus projetos BIM. Algumas ainda confundem o BIM Mandate com o Plano de Execução BIM – PEB (ou BIM Execution Plan - BEP).

O BIM Mandate está para o BIM como a Constituição Federal está para a jurisprudência. Ou seja. O BIM Mandate cobre em linhas gerais, as diretrizes básicas a serem seguidas por todos os projetos da empresa. Da mesma maneira que a constituição não cobre todos os direitos e deveres, e seus pormenores. As legislações estaduais, municipais e até regimentos internos são complementares, e específicos.

O BIM Mandate é o esboço do Plano de Execução BIM, que é específico para cada projeto. Wladmir Araujo

O que direciona a elaboração do BIM Mandate?

Durante o feasibility, é essencial identificar atividades BIM específicas que podem aumentar o risco do projeto ou exigir tempo extra para serem concluídas. Essas atividades precisam ser levantadas com os departamentos comercial e jurídico, para solicitar ajustes dos termos contratuais (solicitações de orçamento, licitações e afins) se necessário. É comum encontrar licitações e solicitações de orçamento que mencionam o BIM, mas não fornecem detalhes sobre como os projetos devem ser entregues, o que aumentará o risco do projeto. Em uma situação em que o cliente não forneça informações, a parte designada principal deve criar um BEP com produtos padrão.

Para evitar riscos como estes, além do aspecto legal, há uma série de normas, ABNT ISO para normatização no uso do BIM. A saber:

  • ISO 19650-1:2018
  • ABNT NBR ISO 19650-2:2019
  • ISO 19650-3:2020
  • ISO/CD 19650-4
  • ISO 19650-5:2020
  • ABNT NBR 15965-1:2011
  • ABNT NBR 15965-2:2012
  • ABNT NBR 15965-3:2014
  • ABNT NBR 15965-7:2015
  • ABNT NBR ISO 12006-2:2018

No entanto, cada empresa possui suas próprias diretrizes de negócios, nicho de mercado. E isto vai fazer que cada uma adote suas próprias políticas, desde que aderentes às normas e legislações.

A primeira providência para a criação de um BIM Mandate em uma empresa é a constituição do comitê que irá criar, e manter o documento. Não necessariamente todas as empresas terão todas as roles. São elas:

  • 01 BIM Manager:
  • 01 BIM Coordinate:
  • 01 BIM Analist (Thecnician):
  • 01 BIM Analist (Information):

E o que devo incluir no BIM Mandate?

Todo BIM Mandate deve conter uma matriz de responsabilidades, a famosa Matriz RACI. É ela quem vai mostrar os responsáveis por uma atividade, papel ou função, quem irá aprovar, quem deve ser consultado, ou informado sobre estes itens ou atividades.

Imagem de BIM

Além da matriz RACI, os checklists com padrões mínimos de entrega para cada produto de projeto, sejam eles fundações, estruturas, pavimentação, montagens ou qualquer outro item. Cada projeto é único, e as particularidades serão tratadas no Plano de Execução BIM.

Anexos que descrevem nível de detalhamento e nível de informação são necessários.O que não deve ser esquecido é que existem muitos fabricantes de softwares BIM no mercado. Sugere-se, portanto, que o LOD e o LOI sejam trabalhados conforme os padrões openBIM da buildingSmart.

Imagem de BIM

Também é importante não confundir o nível de detalhamento do modelo (LOD) com o nível de detalhamento de informação (LOI).

Imagine o cenário:

Uma porta pode ser apenas um retângulo extrudado, um simples paralelepípedo, ou, ter detalhes até da fechadura, maçaneta, e dobradiças, por exemplo, mas ainda assim, não conter nenhuma informação além do detalhe da geometria.

Imagem de BIM

O nível de detalhe da informação incluiria, por exemplo, marca do fabricante da porta, material, resistência ao fogo, índice de absorção de ruídos, resistência mecânica, tipo de parafusos, quantidades, pesos. São muitas possibilidades. Isto é o “I” do BIM.

Imagem de BIM

O BIM Mandate, traz consigo as diretrizes gerais destas informações, deixando o nível de detalhe ideal, para o Plano de Execução BIM.

 

No próximo episódio: Construindo um Plano de Execução BIM (PEB).

 

#bim #bimcoordination #revit #architecture #construction #design #navisworks #engineering #buildinginformationmodeling #mep #bimmanagement #autodesk #bimspecialist #bimcoordinator #bimmodeling #coordination #dmodeling #buildingdesign #technology #bimconsultant #bimservices #innovations #vdc #mechanical #bimobject #team #construcci #vec #engenharia #arquitetura #generativedesign #designgenerativo #revit #vectorworks #autocad #archicad #dynamo #dynamobim #grasshopper #structures #estruturas

Gostou? compartilhe!