Fale Conosco

Episódio V - Construindo um Plano de Execução BIM (PEB).

Episódio V - Construindo um Plano de Execução BIM (PEB).

Imagem de BIM

O que é?

A intenção do Plano de Execução BIM (PEB), ou BIM Execution Plan (BEP) em inglês, é definir uma estrutura para garantir a implantação bem-sucedida do projeto BIM. O PEB objetiva otimizar o fluxo de trabalho e de modelagem em todo o projeto. O "ponto crucial" de um bom PEB é um bom planejamento, do processo do projeto de engenharia à construção, minimizando surpresas, retrabalho, redundâncias ou lacunas no fluxo de informações, sempre baseadas em modelos.

"O BIM Mandate é o esboço do Plano de Execução BIM, que é específico para cada projeto." Wladmir Araujo

Viabilidade da elaboração de um PEB

Em projetos de menores com pouco envolvimento de engenharia ou construção, o BEP padrão pode abordar adequadamente o fluxo de trabalho BIM. Em projetos maiores com vários membros da equipe no lado do projeto e da construção, será necessário um BEP de arquitetura e engenharia e de gestão e construção para dar uma fluidez melhor, e uma sincronização adequada, ao fluxo de trabalho BIM.

É preciso estar atento às necessidades de design do cliente, à operação, mas também às normas e padrões, como a ISO 19650 ou ABNT NBR 15965, e outras, que possam ser aderentes ao projeto.

O PEB deve ser preenchido e enviado ao BIM Manager e BIM Coordinators, e deve estar acessível a todo o time envolvido no projeto, na engenharia (BIM Office), ou (e talvez principalmente) para a equipe de execução (campo), uma vez que é esta equipe a responsável por garantir as políticas de qualidade e o desempenho do empreendimento que está sendo construído. O guia PMBOK 7ª edição, em seu item 2.6 que trata do Domínio de Desempenho da Entrega, sugere que "os projetos apoiam a execução da estratégia e o avanço dos objetivos do negócio. A entrega do projeto concentra-se em atender aos requisitos, escopo e expectativas de qualidade para produzir as entregas esperadas que conduzirão aos resultados pretendidos."

Imagem de BIM

Figura 1 - Domínio de desempenho da entrega

Produto Mínimo Viável – MVP (em inglês) para um PEB

As definições mais relevantes (e mínimas) para garantia da entrega são:

  • Os requisitos de projeto, as condições ou funcionalidades que devem estar presente no empreendimento.
  • Uma EAP que decomponha a hierarquia do escopo total, embora metodologias adicionais, como AWP, FEL ou outra aderente ao projeto sejam igualmente importantes na divisão dos pacotes de cada entrega.
  • A definição do produto, que é um checklist de critérios que devem ser atendidos para considerar uma entrega válida, e o grau de qualidade e performance esperada do projeto.

Um ponto negligenciado, é o custo desta qualidade, ou seja, quando será necessário de investimento para operação.

Estrutura de um PEB

Visão geral do procedimento de planejamento de execução BIM para modelagem de informações de construção;

  •  Identificação dos objetivos do projeto e os usos do BIM;
  • Processo de planejamento de execução de projetos BIM;
  • Modelos de trocas de informações;
  • Definição da Infraestrutura de Apoio à Implementação do BIM;
  • Modelo do Procedimento de Planejamento de Execução de Projeto BIM;
  • Plano de Execução dos Projetos BIM;
  • Conclusões e Recomendações específicas do projeto.

 

No próximo episódio: Dimensões do BIM

 

#bim #bimcoordination #revit #architecture #construction #design #navisworks #engineering #buildinginformationmodeling #mep #bimmanagement #autodesk #bimspecialist #bimcoordinator #bimmodeling #coordination #dmodeling #buildingdesign #technology #bimconsultant #bimservices #innovations #vdc #mechanical #bimobject #team #construcci #vec #engenharia #arquitetura #generativedesign #designgenerativo #revit #vectorworks #autocad #archicad #dynamo #dynamobim #grasshopper #structures #estruturas

Gostou? compartilhe!